Hospital da Mulher recebe título internacional do Ministério da Saúde e Unicef

Comunicação Interna     26/10/2025
...

Com a presença do Prefeito do Recife, João Campos, do secretário nacional de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Sales, e do presidente do Conselho de Administração da SPCC (Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer), Ricardo Almeida, o Hospital da Mulher do Recife foi reconhecido, na última sexta-feira (24), como Hospital Amigo da Criança. O título internacional é concedido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A certificação reforça práticas de parto humanizado, incentivo à amamentação e atenção integral à saúde materno-infantil A cerimônia de entrega do reconhecimento aconteceu no auditório principal do HMR. O local contou com a presença de gestores e colaboradores da unidade. Também presente a secretária de saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

“Nosso sentimento é de gratidão a todos pelo caminho que percorremos para chegar até aqui. Foram muitos os parâmetros que precisamos cumprir receber esse título internacional. Um agradecimento especial para Dra. Isabela Coutinho, diretora geral do Hospital da Mulher, pelo papel dela no processo da certificação”, destacou Manoel Adauto, coordenador do Banco de Leite Humano do HMR. Na ocasião, ele representou a diretora, que não pôde estar presente.

“Neste ato, o Ministério da Saúde do Brasil reconhece o HMR como um hospital diferenciado na qualidade do tratamento com as nossas crianças. Foram R$ 42 milhões do Governo Federal para a sua construção, e e, também, viabilizamos um recurso de R$ 465 mil por mês. Isso reforça as ações e possibilita mais 5 mil cirurgias por ano. Estou muito feliz de estar aqui”, afirmou Mozart Sales.

“Recebemos esse selo internacional e só temos a agradecer ao Governo Federal e à equipe da saúde do Recife. Essa conquista amplia o financiamento e, principalmente, o cuidado com as crianças. Já nasceram 46 mil bebês nesse hospital. Seguiremos fazendo muito mais’”, destacou João Campos.

Também estiveram presentes ao evento, representando o HMR, a diretora técnica-médica Ana Sofia Costa e a diretora multidisciplinar, Dione Ferraz.

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.

...
...
...
...